terça-feira, 21 de julho de 2015

Grupo de Karatê Boa Idade, um exemplo da união, Esporte e Saúde




Com quatro integrantes, mulheres de 60 a 90 anos, grupo da Academia Zuki Kan realiza um trabalho exemplar na Muribeca

Por Carlos Júnior

Desde 2009, a Academia de Karatê Zuki Kan (Escola do Soco, na tradução para o português) vem realizando um trabalho muito importante para pessoas da boa idade que moram no Conjunto Marcos Freire, na Muribeca. Comandada pelo professor Paulo Carlos, o objetivo do Karatê para os alunos da boa idade é trabalhar o corpo, a mente e a coordenação motora.

Aos 90 anos, Maria Luiza dos Santos é um exemplo da importância deste trabalho e não esconde a satisfação de integrar o grupo Boa Idade “É muito bom participar. Às vezes penso que não irei conseguir fazer nada, mas logo depois do aquecimento faço todas as atividades”, afirma Maria Luiza, que é casada e possui três filhos. Natural de Caruaru, no Agreste do Estado, mora em Jaboatão dos Guararapes desde a adolescência.

Outra aluna, Florípes Quaremas da Silva, 70 anos, conta que não praticou atividades físicas quando jovem e que, agora, sente os benefícios das atividades que desenvolve na academia. “Nunca pratiquei em minha juventude. Depois que comecei a praticar, tudo mudou em minha vida. Hoje tenho boa memória e mais força”, afirma. Sobre o professor, é só elogios : “Ele é uma maravilha, não existe outro igual”.

APRESENTAÇÕES OFICIAIS – De acordo com o professor Paulo, o grupo não pratica luta para defesa pessoal, mas visando exatamente a prevenção da saúde, evitando lesão, pancada ou queda. “Em compensação utilizamos o Katá, que é uma luta imaginária, o Kiron, que são movimentos de defesa e ataque com pernas e braços, e também o Kiron frente a frente”, explicou. A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria de Esportes, dá todo o incentivo, já tendo Zuki Kan equipamentos como bolas, bastão, tatames e quimonos.

Paulo informou ainda que o Karatê para Boa Idade realiza apresentações em festas oficiais da Prefeitura. “Quando o município faz alguma inauguração ou comemoração festiva, o grupo é convidado para fazer homenagem com apresentação do Karatê, mostrando a força da boa idade. Enquanto muitos jovens estão se perdendo nas drogas, aqui tem mãe de família, avós, bisavós, todos fazendo muita coisa boa, o que serve de exemplo para a juventude”, destacou.

BOM EXEMPLO – Este bom exemplo é atestado por Maria Pereira dos Santos, 66 anos, que é casada tem filhos, netos e bisnetos e também participa das aulas. “Meus filhos têm o maior orgulho de mim. Antes eu sentia muita dor nos músculos e usava medicação controlada. Depois que comecei com essas atividades, deixei tudo isso, graças a Deus”, afirma.

Já dona Severina Maria Nascimento da Silva, 61 anos, moradora do bairro, ressalta ter sofrido um AVC e que, por isso, teve muita dificuldade para realizar as atividades, mas que vem num crescimento. “Hoje estou mais desenvolvida e consigo executar os movimentos”, destacou.

No início, o grupo surgiu com nove integrantes. Por motivo da saúde, mudança e outros, esse número foi reduzido. Atualmente, quatro mulheres treinam na academia, três vezes na semana: às segundas, quartas e sextas, sempre a partir das 8h. Aos novos alunos, sempre a partir a partir dos 55 anos, é exigida uma avaliação médica antes de começar os exercícios.

Publicada no site da Agência Acontece - Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário