segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dona Cristina e "suas" 175 crianças

No Mês das Mães, conheça o enorme coração de Dona Cristina




                                                                                                         
Na Muribeca dos Guararapes, um exemplo de vida e de dedicação às crianças
Por Carlos Júnior
Um ditado popular diz que no coração de mãe sempre cabe mais um. Maria Cristina, 62 anos, é a prova disso. Sua trajetória de vida marca cada vez mais crianças e famílias da Vila dos Palmares, em Muribeca dos Guararapes. Sempre com um jeito especial e amável de cuidar, dona Cristina trabalha há 19 anos na Creche Clube de Mães Lar e Esperança, que atende na Rua Praia de Iracema. Hoje, 175 crianças passam por lá diariamente. Em 2014 eram 160. Com o esta reportagem sobre Dona Cristina, o Acontece homenageia todas as mães jaboatanenses.
Tudo começou quando ela notou que uma senhora, mãe de seis filhos e que morava em frente de sua casa, ia trabalhar no antigo lixão da Muribeca (hoje aterro sanitário) e deixava os meninos sozinhos, sem ninguém para cuidar. O que mais a sensibilizou era que a criança mais velha tinha apenas seis anos. Vendo tal situação, dona Cristina baixou a cabeça e começou a pensar como poderia ajudar aquela família. Lembrou que, ali perto, havia uma casa para alugar. Sua filha Vânia correu para alugar (a R$ 50, na época). Assim, passou a cuidar de crianças como se fossem seus próprios filhos.
Com 30 dias na casa alugada, dona Cristina já estava cuidando de 60 crianças, de pais que iam trabalhar e não tinham com quem deixar os filhos. Sua creche passou a mudar a história de muita gente. Mas nada era fácil, pois o custo era muito alto. Então, dona Cristina saía de casa em casa e no comércio, pedindo todo tipo de ajuda para poder manter as crianças.
Ela conta que passou por muita humilhação, mas hoje agradece a Deus por não ter desistido e por nunca ter deixado faltar alimentos para seus “filhos”. E, logo, veio uma grande emoção: em 2004, a creche foi oficializada, ficou regulamentada e documentada. Na atual gestão municipal, o prefeito Elias Gomes assinou um convênio e começou a ajudar com um valor mensal de R$ 2.500,00.
ATRÁS DO SONHO
Seu maior sonho passou a ser possuir uma casa própria, para poder deixar o aluguel e ter seu próprio cantinho para cuidar das crianças. Teve a ajuda de alguns “padrinhos” que conheceram sua história, desenhou a “casa dos sonhos” em um simples papel e, em 2011, recebeu uma ligação inesperada do Consulado do Japão, que havia visitado a creche e tinha decidido liberar uma verba para construção da nova casa, do jeito que dona Cristina sonhava. Em 2012 a reforma foi, enfim, concluída.
TRAJETÓRIA
Aos 21 anos, dona Maria Cristina já tinha três filhos, seu marido não queria ter mais nenhum e, por conta disso, ela foi obrigada a realizar a cirurgia de ligação. Na época, quando lhe perguntavam se um dia poderia se arrepender por ter feito a ligação, a resposta era sempre que, se tivesse outros filhos, seriam adotados. Palavras que vieram a se concretizar e, hoje, ela tem seis filhos adotados – a mais velha com 32 anos e o mais novo com quatro.
Hoje, a creche Lar e Esperança trabalha com professores pela manhã e à tarde. As crianças – de até 14 anos – têm café da manhã, almoço e lanche, recebem educação e reforço escolar de todas as matérias, além de participarem de jogos e atividades recreativas. São separadas em salas, por idade e sexo.
Com uma trajetória vitoriosas, de quem não abandonou os sonhos, dona Cristina continua sonhando e lutando. Pensa em fazer de sua creche um local que funcione 24 horas por dia. Ela sabe que a missão não será fácil, mas não desiste. “Se cada um contribuir com um pouco, teremos muito para fazer o bem. Dormitório e funcionários para trabalharem são as maiores dificuldades”, afirmou.
Valter Andrade

Matéria publicada no site http://acontece.jaboatao.pe.gov.br/
Fotos Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário