quinta-feira, 25 de junho de 2015

O golaço de Seu Dedé no Campo do Cem, na Muribeca

 
Ele nunca jogou futebol, mas gosta de ajudar os clubes e jogadores. Aos 71 anos, Seu Dedé treina o “Grêmio Tricolor do Rio das Velhas”. E, com carinho e muita disposição, todos os dias cuida do campo


Por Carlos Júnior

José Bezerra dos Santos, mais conhecido como Dedé, tem 71 anos – nasceu em 10 de Fevereiro de 1944 – e muita vitalidade. É querido por todos os conhecidos e há décadas fez fazendo muitos “gols de placa” no Campo do Cem, que fica em frente à entrada do Conjunto Muribeca, no Eixo da Integração Muribeca (PE-17).

Todo santo dia, ele sai do Rio das Velhas, Guararapes, pega sua bicicleta de carga, coloca sobre ela os materiais de trabalho (enxada, foice, facão e roçadeira) e vai à luta, com muita disposição, garra e amor pelo que faz. Seu serviço é cuidar do campo, aparar a grama, limpar o mato alto que fica em torno das quatro linhas, colocar a rede nas traves em dias de jogos e manter sempre acessa as linhas do gramado. Um “golaço” reconhecido pelos participantes dos jogos.

“Muitas pessoas ficam admiradas quando me veem pegando a bicicleta, com a idade que tenho, e sair pedalando pela BR para ir trabalhar” afirmou. “E também há quem pense que eu vivo desse trabalho, esse serviço que faço todos os dias, pra mim é uma terapia. Se eu ficar todo dia em casa vou atrofiar”, completou, abrindo o sorriso.

Aos finais de semana são realizadas muitas partidas no Campo do Cem e a maioria dos jogadores conhecem. Quando perguntado a ele sobre os elogios recebidos, seu Dedé apenas sorri, alegre. “É gratificante ter o trabalho reconhecido”, diz seu Dedé, que é aposentado da Rede Ferroviária (Refesa).
DO SERTÃO PARA A MURIBECA – Seu Dedé nasceu no Sertão pernambucano, mais precisamente em Buíque, município que se destaca pela abundância de verde e pelo exótico vale das pedras e cavernas – o Vale do Catimbau. De Origem humilde, sempre gostou de trabalhar; Entre suas atividades quando criança estavam a de cortar cana, roçar mato, plantar e outros serviços do campo. “Mas pequeno eu sempre fui”, diz.

Com a vida dura, não teve oportunidade para estudar. “Meu período de escola foi de trinta dias”, recorda, antes de relatar a vida lhe ensinou a ler, escrever o nome e fazer cálculos simples.

Viúvo e pai de seis filhos, sendo quatro homens e duas mulheres, Seu Dedé mora no Rio das Velhas, em Guararapes, Jaboatão dos Guararapes, há muito tempo. Nunca jogou futebol, mas sempre gostou de ajudar os times, de uma forma ou de outra. Atualmente é o treinador do Grêmio “Tricolor do Rio das Velhas”, como ele mesmo gosta de chamar. Fica feliz em ver seus netos e filhos jogando – o “paredão” (goleiro) do time é seu filho e alguns netos jogam na linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário