segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dicas de Fotojornalismo com Valter Andrade

Tive o grande prazer de conversar com um ótimo profissional da área de fotografia, Valter Andrade, ele contou um pouco sobre a profissão fotojornalismo. Formado em Jornalismo, Valter trabalha há 30 anos na área fotográfica.

A entrevista foi um exercício de avaliação, realizado no mês de Março de 2015.
Disciplina de Técnica de Entrevista e Reportagem I, no 4° período do curso de Jornalismo, do Centro Universitário Maurício de Nassau-  Uninassau

                       Entrevista temática: Profissão Fotojornalismo



                              Convidado: Valter Andrade – Jornalista /Fotógrafo há 30 anos

1-Pauta de Estagiário – Qual o grande objetivo do fotojornalismo?
 
Valter Andrade – o grande objetivo é complementar um texto nos grandes veículos de jornal impresso. Uma imagem acaba ilustrando todo o texto, facilitando a vida do jornalista. Deve haver um entendimento entre o jornalista e o fotojornalista, para se produzir a imagem ideal que facilite melhor a compreensão do texto.

2-Pauta de Estagiário – Quais as principais qualidades que um fotojornalista deve ter?
 
Valter Andrade Primeiramente deve dominar o equipamento que isso é adquirido com o tempo. Deve ter leitura, não basta apenas dominar o equipamento se ao menos não consegue ler uma pauta e interpretá-la. É necessário conhecer a pauta para se ter uma noção da linha editorial em que se trabalha, uma conversa com o jornalista facilita bastante.

3-Pauta de Estagiário Qual a diferença entre fotógrafo e fotojornalista ?
 
Valter Andrade O fotógrafo ele simplesmente vai registrar um momento. O fotojornalista ele é um jornalista que tem a compreensão do texto e o domínio da máquina, não necessariamente ele deve escrever, mais ele ao ler a pauta já começa a analisar a foto necessária para ilustrar a matéria.

4-Pauta de Estagiário - Como você avalia o curso nas faculdades em nosso estado e país?

Valter Andrade No país em si existe muitas faculdades boas na área de jornalismo, porém na área de fotografia para o jornalismo não. Ao longo do tempo essa mudança vem acontecendo, isso mais no sudeste. Em Pernambuco no curso de jornalismo existe as cadeiras de introdução a fotografia e fotografia, mais ao fotojornalismo não temos.Nenhuma faculdade que eu conheço tem um ensino específico, voltado para o fotojornalismo. As faculdades ainda não enxergaram isso, sinto falta dessa disciplina que estimule esse futuro profissional.

5 – Pauta de Estagiário -  Qual a área em que ele pode trabalhar?
Valter Andrade
O Profissional pode trabalhar de Freelance, é muito vinculado no
veículo impresso, seja revista, jornal ou agências. Cobre em diversas áreas desde protestos, partidas de futebol, comemoração, aniversário etc. É o profissional que vai trazer a imagem no qual a redação lhe pedir.

6- Pauta de Estagiário - O que vem a ser freelance?

Valter Andrade É o profissional que optou em não trabalhar em nenhuma empresa. Como o próprio nome já diz “trabalho livre”. Ele faz seu próprio horário, porém ele ganha pelo que produz e não está preso em nenhuma orientação de pauta. As imagens são livres de sua própria vontade e concepção.

7 –Pauta de Estagiário - Qual a melhor opção trabalhar de freelance ou em empresas?

Valter Andrade- Isso vai depender de cada profissional, existem pessoas que se adaptam
dentro da empresa com o patrão, cumprem horário e no fim do mês  tem a certeza que irá receber seu salário certinho. No caso do freelance, ele não terá patrão, porém, ele poderá receber uma bolada financeira em um mês com suas fotos, e no mês seguinte, não conseguir aquilo que queria. Em resumo, o ligado a empresa tem sempre a tranquilidade que irá receber. No caso do freelance, terá que trabalhar mais para ganhar o que deseja.

8 – Pauta de Estagiário – Que dica você deixa para quem quer entrar nessa área?

Valter Andrade Essencialmente é ter um curso de jornalismo. Em Pernambuco temos
bons cursos, no qual em sua grade possuir cadeiras de fotografia. Procure se aprimorar na fotografia com cursos e equipamentos, e estar antenado no mundo da fotografia.

9 – Pauta de Estagiário – Quais os riscos que a profissão oferece?

Valter Andrade Enquanto todo mundo corre para se proteger, o fotojornalista parte pra cima para capturar o melhor ângulo da imagem. Em protesto e guerra civil, os fotógrafos usam capacetes, coletes para proteção da vida. Confronto de policias e bandidos, são outros fatos que causam riscos.

10 – Pauta de Estagiário – Como estar o mercado de trabalho?

Valter Andrade Não está aberto, por ano são formados cerca de 350 a 400 profissionais, contando com todas as faculdades. Temos três grandes veículos de impressos e não há espaço para tanta gente assim. O mercado é um ciclo fechado e na área específica do fotojornalismo ainda mais, existem pessoas que não vão encontrar vagas e vão se deslocar para outras áreas da fotografia, como publicidade, grandes eventos e agências. Há espaço em prefeituras, órgãos governamentais e municipais.

11 –  Pauta de Estagiário – Quais as melhores câmeras e lentes para se trabalhar?

Valter Andrade Não existe a melhor marca, temos duas que são usadas no mercado,
Canon e Nikon. Mas isso é muito relativo e pessoal, tem pessoas que preferem trabalhar com um equipamento, todos os dois são muitos bons e renomadas no mercado. Durante muitos anos no Brasil se trabalhou muito com a Nikon por possuir fábricas no país. Hoje a Canon já está no Brasil e os veículos estão trabalhando com ela também. O custo é muito alto para iniciar mais indico uma máquina, duas lentes, dois cartões de memória e leitor, flash avulso já é o primeiro passo. Com o passar do tempo, cada fotógrafo vai sentido a necessidade de comprar uma lente específica para cada caso.

12 – Pauta de Estagiário –Deixa pra gente alguma dica de filme, documentário sobre fotojornalismo?

Valter AndradePara quem gosta de fotojornalismo, eu indico um filme que é muito
legal com produção brasileira que é “Baixando a máquina”. Recomendo para quem estuda jornalismo e para quem quer começar nesta área. Outro que indico é uma história em fatos reais, de quatro fotojornalistas sul-africanos que são freelances, chamado “Repórteres de Guerra”, esses dois eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário