quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Enem e seus problemas







Nesta Quarta (13/01) o site do Inep (Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ficou totalmente congestionado e com muita lentidão, devido ao grande número de acesso aos resultados individuais das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O Resultado foi divulgado no final da tarde.
As médias dos participantes nas provas objetivas foram de 546,5 em ciências humanas; 482,2 em ciências da natureza; 507,9 em linguagens e códigos; e 473,5 em matemática.
Dentre as redações, 2.695.949 foram encaminhados para um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por uma banca de especialistas. Do total de participantes que tiveram redações corrigidas, 250 obtiveram nota mil, enquanto 35.719 alcançaram nota entre 901 e 999. A nota zero foi atribuída a 529.373 candidatos. A nota também é atribuída aos candidatos que deixam a prova em branco.
Para certificação do ensino médio, 631.071 pessoas prestaram o exame. Destas, 67.254 cumpriram os requisitos mínimos para obtenção do certificado. (Dados oficiais do Inep)
Esse ano mais uma vez houve vazamento das provas, em alguns estados e cidades o tema da redação vazou na internet, facilitando alguns e prejudicando outros que tiveram suas provas canceladas e remarcadas para outra data.
 Sobre toda essa desorganização e os vazamentos das redações que acontecem todos os anos em dias que antecedem as provas, a Técnica de enfermagem Luciana Bezerra, de 24 anos, moradora do bairro da Sapucaia, cidade do Cabo de Santo Agostinho, quando perguntada disse “Na verdade minha opinião sobre a prova num todo não é lá tão boa! A prova é extremamente cansativa e de uma forma desnecessária, a ponto de talvez nem os próprios professores conseguirem ser aprovados além da disciplina que dominam. Quanto ao vazamento, isso é apenas uma prova da desorganização da educação em nosso país.”

Para a técnica de enfermagem a educação em seu estado está Péssima, ela não vê esperança de melhorias “Quem ensina ganha pouco para ensinar, e quem estuda não recebe educação de qualidade. Isso é um ciclo que não para”. Contou.

Luciana já prestou por quatro vezes o exame, seu maior sonho é cursar medicina, sonho que tem desde sua infância, porém por conta das dificuldades que a vida traz esse sonho ainda não se concretizou, seu objetivo é de ajudar as pessoas e fazer o bem “Quero ajudar as pessoas, me sinto bem fazendo isso. Trabalhando em medicina me faria crescer como pessoa além de só pensar em ganhar dinheiro”. Informou.

Assim como Luciana, existem muitos jovens e adultos em busca de realizar seus sonhos e ideais. Boa parte deles ou quase todos, serão alcançados através de muita dedicação aos estudos.

 Clamamos aos líderes e governantes desse país que olhem para a Educação, fazendo isso  muitos sonhos serão concretizados e a história do nosso Brasil começará a mudar.

Confira sua nota do Enem
http://www.inep.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário