quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Liberdade de Expressão um direito seu





De acordo com o dicionário Aurélio da língua portuguesa, liberdade é a faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação; Expressão, é enunciar pensamentos por gestos ou palavras, sejam elas escritas ou faladas. A Constituição Brasileira de 1988 diz que todos nós temos o livre poder de expressar opinião, pensamento e ideias.

Constituição brasileira de 1988

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

V - o pluralismo político

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vidaliberdadeigualdadesegurança e a propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
No início do mês de Janeiro(07) deste ano,jornal satírico francês Charlie Hebdo, bastante conhecido e renomeado em Paris, sofreu um atentado terrorista, durante os 
eventos entre 7 a 9 de janeiro, ocorreram 20 mortes em atentados terroristas na região de Île-de-France, em Paris.

O Grande motivo de tudo isso acontecer ficou por conta das diversas charges que vinham sendo publicadas nos jornais, no qual ofendiam o povo islâmico através do seu líder religioso Maomé.

Em meio aos diversos processos que o jornal respondia, as publicações aconteciam naturalmente e as ofensas não deixaram de existir, nada justifica a ação dos islâmicos vingando o profeta com esses atentados. Até onde vai minha liberdade? os terroristas são livres para cometerem atentados e por que eu não aceito tal atitude? Na verdade eu devo entender, porém não aceitar tal atitude. O Charlie Hebdo tem toda liberdade de se expressar entendo é seu trabalho, contudo nem tudo que eles publicam eu aceito.

O Papa em entrevista disse “se alguém falar de minha mãe eu dou um soco nele” respeito é bom e eu gosto muito, o que acontece é que muitas pessoas não estão nem ai para os processos, usam a liberdade para falar o que querem mesmo, sabendo que irão ofender as pessoas.

Um humorista bastante conhecido em nosso país soltou uma ‘’ piada’’ se é que podemos chamar assim, no qual ofendeu a mulher e sua criança que ainda estava no ventre, em sua mente ele está devidamente correto no que estava fazendo, porém no outro lado existe vida, ser humano que possui sentimentos e família, que tem todo direito de discordar e não achar graça nenhuma na piada.

Expressar uma opinião sempre será bem-vindo, se colocar no lugar do outro também é necessário, bom senso nunca é demais. Sempre haverá opiniões contrarias e a favor, isso é muito bom.

Minha opinião pra tudo isso é que eu também estou sujeito, englobado a receber críticas, quanto mais eu falo e escrevo mais sujeito estou de errar ou acertar. A solução é diálogo, respeito, amor, solidariedade, esses ingredientes não são vendidos e sim adquiridos, todos podem receber se assim o quiserem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário