domingo, 28 de dezembro de 2014

Visita ao Museu Cais do Sertão




Imagens Internet

Luiz Gonzaga é o grande homenageado do Museu, nele é possível encontrar toda sua história e fatos marcantes.

O Museu do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, fica localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n., Recife. Aberto para a população conhecer e se aprofundar na vida e história do considerado Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Nunca tive a oportunidade de entrar em um museu, para mim foi experiência nova e que ficará na minha imagem acústica pelo resto da minha vida. Tudo remete ao sertão, deixando você bem próximo ao regionalismo e a vivência da época.

Todas as músicas cantadas por Luiz estão espalhadas no museu, pode se ouvir em fones de ouvidos, através de vídeos reproduzidos em tv, e até em um rádio velho de época. As roupas de couro usadas por cangaceiros, boiadeiros e pessoas que andavam pelo sertão, estão nas vitrines, modelos que não serão usados na cidade grande, mais que traz detalhes e recordações importantes pra quem quer se aprofundar e conhecer a região do sertão.

Lá existe várias cabines escuras, onde o visitante se senta e ver através de projeção homens de tamanhos reais tocando sanfona, triângulo, zabumba e ensinando como tocar o pé de serra, forro e xote. Realmente é algo maravilhoso.

O espaço é climatizado e muito grande, conta com um primeiro andar no qual tem várias cabines de estúdios, que pode gravar a voz, através de um karaokê. Também é encontrado um espaço que são realizados oficinas para aprender a tocar os principais instrumentos do baião.

Nas vitrines são expostas as roupas, chapéus e instrumentos usados por Gonzaga. Ferramentas, armas panelas e até uma casa improvisada de taipa e barro pode ser encontrado no espaço. Vale apena conferir tudo que o Museu oferece, como pernambucano é muito importante conhecer uma das raízes marcantes para a História do brasil e Mundo.

Uma boa dica para as férias é visitar o museu, com certeza será um ótimo passeio de conhecimento.

Ele se foi, como a asa branca, bateu asas e voou, porém suas músicas e trajetória permanecem vivas na mente e no coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário